top of page

Conheça Natal

Natal é assim: sol, mar verde, céu azul

natal1.png

A cidade-sede do 2° Endoscopic Combined Meeting - SBC 2025 é Natal.  A capital do Rio Grande do Norte foi fundada em 1599 às margens do Rio Potengi. Possui uma  população de 890.480 (IBGE/2020) habitantes.


Conhecida como a cidade do sol, Natal encanta o visitante com seu clima tropical e por suas belezas naturais. A sua paisagem é formada por praias, dunas, salinas, águas termais e lagoas. O litoral tem 10 Km de extensão.

Com uma  posição geográfica privilegiada, Natal é o ponto das Américas mais próximo da Europa. Durante a  2ª Guerra Mundial, a cidade - no século XX - serviu de base militar para os Estados Unidos.

 

Conta a História que a primeira expedição portuguesa aconteceu em 1593 com o objetivo de colonizar as terras. Antes disso, os franceses já aportavam no território  para contrabandear o pau-brasil. E esse foi o principal motivo do fracasso da primeira tentativa de colonização.

 

Os índios potiguares, ajudavam os franceses a combater os colonizadores, impedindo a fixação dos portugueses em terras potiguares. Porém, em 25 de dezembro de 1597, uma nova expedição portuguesa, chegou para expulsar os franceses e conquistar a capitania.

 

Para resistir aos ataques dos índios e franceses, os portugueses começaram a construir uma fortaleza: “Fortaleza dos Reis Magos” (janeiro de 1598), no ponto mais alto, a dois quilômetros da costa.  O forte  recebeu esse nome por ter sua construção iniciada no dia dos Santos Reis. 

Construído em pedra, sobre pedras de um arrecife que vira ilha na maré cheia, sua planta reproduzia a forma de uma estrela.  Em 1602, a fortaleza já dispunha de significativa artilharia, com dezenas de canhões de bronze e de ferro, e um destacamento de 200 homens. No século seguinte foi ocupado pelos holandeses, quando tomou o nome de Kastell Keulen. Monumento importante, está fortemente ligado à história da cidade de Natal. Foi tombado em 1949 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2005, com recursos do IPHAN, a construção foi restaurada. Administrado pela Fundação José Augusto desde 1965, em dezembro de 2013 passou a ser gerenciado pelo IPHAN, que o administrou até março de 2018. A partir desta data, a fortaleza voltou à gerência da Fundação José Augusto.

Origem do nome


O nome da cidade é explicado em duas versões: no dia que a esquadra entrou na barra do Potengi ou na data da demarcação do sítio, realizada pela expedição de Jerônimo de Albuquerque, no dia 25 de dezembro de 1599.
 

Acervo: Fundação José Augusto

 

Prefeitura NATAL (1).jpeg

Divulgação: Prefeitura Municipal de Natal

 

Morro do Careca (1).jpg

Divulgação: Prefeitura Municipal de Natal

 

bottom of page